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terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

A “crença e fé” e a “espiritualidade”

 A “Crença e Fé” e a “Espiritualidade” 




Pela primeira vez vou abordar a questão "religião e fé", de forma laica, enquanto cidadão brasileiro. Se é que isso é possível. Mas primeiro, penso que devo fazer uma análise psicológica da questão religiosa das igrejas no Brasil e no planeta Terra na contemporaneidade. Tendo em vista que já somos grandes exportadores de religiões. (E cujas variáveis dessa abordagem serão a “crença e fé” e a “espiritualidade” como uma possibilidade para a uma possível salvação, num estado apocalíptico nesta vida e após a morte, na eternidade.) Outra variável eu penso ser a mais importante, é o “meio” onde isso se dá, ou seja, uma sociedade 'saindo', mas ainda vivento num “Estado Policial de Controle” ou semi-policial de controle, cuja função principal é instar a “violência”, través dos já conhecidos e antigos mecanismos de controle psicossocial contidos no bojo 'cultural-espiritual' da sociedade dominante e cujo objetivo é o de controlar pela “violência”, e manter essa violência nos moldes administráveis, e através desses mecanismos citados e já abordados por uma gama de estudiosos como Sartre, mas  agora sob a égide dos modernos mecanismos mass-medias digitais a serviço desse controle, utilizados não só pelas religiões-igrejas, mas também  pelas grandes corporações econômicas midiáticas. Não se trata aqui não de uma tese acadêmica e sim de um olhar, apenas uma observação pessoal que vê na negação do indivíduo fora da “sociedade do consumo”, uma forma de persuadi-lo, conquista-lo, ou obriga-lo a força (psicológica ou mesmo física) a aderir ao modelo social vigente, através de suas igrejas ou escolas, quando são apenas depósitos de crianças, as cadeias, sanatórios, a força policial, o cacete a arma o assassínio o terror. Assim, como um ferreiro mantem acesa a chama na fornalha, a sociedade em Estado Policial mantem a cultura da violência como forma de se manter no poder.

Para isso basta assistir nas mídias (TVs, jornais, rádios, etc.) e as próprias ações policiais in loco nas localidades com maiores índices de violência, e observaremos à inexistência de ações assertivas do Estado, a permanente tensão policial. O permanente estado de vigilância das pessoas nesses fronts indica a existência ainda das "guerras coloniais", ou seja, os guetos, as favelas, os morros, os locais de maiores índices de violência, são os novos fronts da mesma e antiga “guerras de conquista”. Para isso, temos que ter claro, que o colonialismo no Brasil e nas Américas, não foi um fenômeno cultural de cunho econômico-social. Foi uma invasão de território, com ocupação pela violência, cujas práticas sempre foram o uso do “terrorismo” psicossocial de controle de populações e do terrorismo-fundamentalista como arma de ataque e de defesa contra outros grupos sociais, cujo modelo ou “matrix” é hoje considerada o maior problema social no planeta, o (terrorismo político-religioso).
Bem, poderia decorrer mais sobre o conceito de violência, mas  no momento não é esse  o eixo do discurso.

Voltando a questão da religião como igreja-fé, ou crença e fé. Essa é a doutrina da religião do dominador europeu que aqui aportou e aporta até hoje via corporações econômicas sociais e midiáticas. E cujo Estado Brasileiro, após a sua “emancipação”, passou também a adotá-lo, como modelo de sociedade, ou seja o controle social pela violência, Haja vista que ainda não houve verdadeira libertação do povo brasileiro. (A escravidão não terminou com a lei áurea). Foi mantida a mesma  'Matrix' cultural-espirital européia e de onde surgiram e tiveram que adaptar-se todas as outras religiões satélites, inclusive algumas com suposta 'Matrix-espiritual' dos povos dominados.
Diante da sociologia e teologias vigentes (reconhecida pelo Estado) não seria uma aberração essas práticas religiosas, Assim como também não existiriam esses instrumentos sociais de controle, haja vista, que o indivíduo, as pessoas, vão nessas igrejas de "vontade própria", assim como procuram os psicólogos, psiquiatras. Como são livres para  se rebelam, tornarem se por serem os "párias sociais", os bandidos, cujo destino é a marginalidade, às vezes  desde a mais terna infância.
 Lá, nessas igrejas, eles, (os fiéis), se livram dos resquícios da antiga cultura, antigas crenças e coisas do passado que do ponto de vista delas só atrai desgraças e insucessos: econômico, pessoal e familiar,
 Dos primeiros padres, até os pastores modernos com toda essa gama de nova tecnologia aos seus dispores. Hoje mais que nunca agem de forma a impedir que o ser humano desenvolva sua espiritualidade. Pois, penso que quem não duvida não desenvolve a espiritualidade. E no caso dessas igrejas não se pode duvidar do poder de Deus. Quem tem fé não duvida, apenas crê. Crê num DEUS lá não muito ético, que reconhece a riqueza material como um benefício ‘espiritual’?. Assim, o indivíduo a ser dominado, domado, no nosso caso (Brasil), o índio  negro e também o mestiço pagão, agora é o novo fiel e passa a crer numa vida "melhor".  para que para eles seria o início do caminho de sua salvação a começar por uma vida melhor, porem sem discutir as regras da nova sociedade entrante e cuja "matriz" é o 'dinheiro'. Na "sociedade do consumo" felicidade das pessoas esta atrelada ao ter, ao "capital", a ganhar sempre mais dinheiro para comprar mais e mais bens de consumo. Não sabem eles que suas crenças anteriores, suas origens ancestrais é que trazem a chave para a sua salvação, (se é que ela virá). E que para isso essas origens culturais e espirituais do ser têm que ser revisitadas, através do que seria a verdadeira religião (religar do latim), para que possam se encontrar e abrir caminho rumo a uma possível espiritualidade e assim sua salvação. 

Particularmente, eu penso que devemos ter esperança, que inclusive os pastores dessas igrejas estão fazendo essas reflexões, talvez até mesmo o Papa.  Porque tudo esta a mudar, talvez porque Deus quer ou somente pela conjuntura astronômica que o planeta passa por agora, mas isso não é o assunto.  Pra encerrar, esses homens e mulheres, que estão a serviços dessas energias negativas que a muito dominam os governos do mundo, penso que alguns devem se conscientizar do "mal" que estavam fazendo para essas sociedades. Concordo que a sociedade precisa de lideres espirituais, mas esses liderem espirituais tem que ser os "xamãs" do bem e não do mal, pois, do jeito que as coisas se encaminham, até acho importante o pagamento de dízimos nessas igrejas. Agora a finalidade desse dinheiro é que deverá mudar, pois precisarão construir muitos “bankers” para garantir a "salvação" para eles e seus fiéis. Eu penso que a paz social deve ser garantida, mas não acho que teremos dias tranquilos pela frente, principalmente para aqueles que precisam revisar suas ações e seus caminhos, 
VJO

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